A FERTIPRADOconta com um departamento de Investigação e Desenvolvimento focado na procura de novos materiais genéticos, na sua experimentação em estreme e em misturas para avaliação e selecção de plantas que se destaquem pelo vigor, persistência e adaptação a nichos ecológicos específicos, de forma a encontrar melhores soluções para as necessidades do agricultor.
Este trabalho é enriquecido pela estreita colaboração com diversas instituições e empresas nacionais e internacionais dedicadas ao sector forrageiro.
Avaliação sistemática e registo dos comportamentos de variedades comerciais e de novas linhas de germoplasma colhidas no campo (Vigor, porte, resistência a pragas e doenças, precocidades, produções relativas); Estudos de resistência à secura.
Sementeira de vasos, com o objectivo de seleccionar plantas com bom potencial produtivo, agrupando-as por características específicas. Este é o segundo passo do melhoramento, e é apenas usado em linhas que não são ainda variedades, ou seja, em plantas que ainda não foram trabalhadas geneticamente.
Para que uma linha se possa inscrever, tem que estar homogénea, estável e tem que ser diferente de tudo o que já existe no mercado;
Isolamento com tendas de polinização e introdução de abelhas no interior, com o objectivo de impedir o cruzamento das espécies alogâmicas seleccionadas;
Multiplicação de sementes puras;
Processo de inscrição de variedades (2 anos para as anuais e 3 anos para as perenes).
Utilização de variedades próprias e concessionadas;
Aluguer anual de terra, parcerias, meios próprios.
Avaliar e melhorar os produtos comerciais;
Testar novas formulações;
Controlo periódico de qualidade de sementes (entrada de produtos) ;
Qualidade de forragens;
Processos de inoculação;
Colecções de linhas de várias espécies.
Propagação de espécies alogâmicas de leguminosas de alto potencial forrageiro através de clonagem.